top of page

Gustave Caillebotte peintre jardinier


Gustave Caillebotte (1848-1894) foi considerado durante muito tempo como um pintor amador, além de colecionador e mecenas dos seus amigos impressionistas, mas atualmente é valorizado como um dos membros mais importantes do grupo de artistas da sua geração.

Começou por pintar jardins e a natureza na propriedade familiar de Yerres, e depois de receber aulas de pintura no estúdio Bonnat, foi desenvolvendo o seu próprio estilo ao longo dos anos. Convidado a participar na segunda exposição impressionista de 1876 com oito quadros, em breve começou a adquirir e a expor obras dos seus amigos Monet e Renoir, e de outros artistas.

O estilo de Caillebotte pertence à escola do Realismo. Como fizeram os seus predecessores Jean François - Millet e Gustave Courbet, assim como seu contemporâneo Degas, Caillebotte tinha como objetivo pintar a realidade como ela existia e como ele a via, também compartilhava do comprometimento com a verossimilhança óptica dos Impressionistas. Caillebotte pintou muitas cenas domésticas, familiares, interiores, e figuras na paisagem de Yerres, mas ele é mais conhecido pelas suas pinturas da cidade de Paris, como: Les Raboteurs de parquet 1875, Le pont de l'Europe, 1876, e Rue de Paris par temps de pluie,1877.

Veja mais:

Posts Recentes
Arquivos
Procurar porf Tags
bottom of page