Please reload

Posts Recentes

Auguste Renoir Peintre essentiel

24/04/2016

 

“Il y a dans la peinture quelque chose de plus, qui ne s’explique pas, qui est essentiel.”

Nascido em 25 de fevereiro de 1841 na cidade de Limoges, na França, Auguste Renoir mostrou interesse pelas artes plásticas desde sua infância. Filho de um alfaiate e uma costureira mudou-se em 1845, junto com os pais, para Paris. Ainda quando criança trabalhou em uma indústria de porcelana em Paris como decorador. Aos 18 anos, o artista plástico começou a decorar e pintar persianas e leques.

No ano de 1862, Auguste Renoir começou seus estudos na Academia de Belas Artes e, em seguida, na academia do pintor suíço Charles Gabriel Gleyre. Lá, conheceu Claude Monet e Alfred Sisley, além de outros artistas famosos da época de quem tirou inspiração para seus trabalhos. De Monet, Renoir recebeu influências no tratamento da luz, e o trabalho com as cores, foi influência de Delacroix.

“En réalité, nous ne savons plus rien, nous ne sommes plus sûrs de rien. Lorsqu'on regarde les oeuvres des anciens, on n'a vraiment pas à faire les malins.”

O artista fez sua primeira exposição, sem muito reconhecimento, em Paris no ano de 1864. No ano de 1874, finalmente, Renoir recebeu reconhecimento com a primeira exposição de artistas da nova Escola Impressionista. Sua pintura “Le Moulin de La Galette” foi reconhecida no mesmo ano como uma grande obra impressionista.

Sua carreira, no entanto, somente foi consolidada com uma exposição individual realizada na galeria Durand-Ruel, em Paris, no ano de 1883. Mas seu grande reconhecimento, veio em 1893, quando sua obra “O Piano” foi adquirida pelo Governo Francês. Em seus últimos anos de vida, Renoir teve problemas ao se tornar portador da doença articular artrite, mas ainda assim continuou pintando até o fim de sua vida. Mesmo com seus problemas, o artista criou importantes trabalhos para a história da arte amarrando o pincel em seu braço.

“Ce dessin m’a pris cinq minutes, mais j’ai mis soixante ans pour y arriver.”

 

 

 

 

 

 

Please reload

Please reload

Procurar porf Tags
Please reload

Arquivos

© 2023 por Coral Feminino. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Twitter Clean
  • w-facebook
  • w-youtube
  • w-flickr