top of page

La Marseillaise hino nacional

La Marseillaise hino nacional da França foi composto por Rouget de l'Isle, oficial do exército francês e músico autodidata, a pedido do prefeito de Estrasburgo dias depois da declaração de guerra ao imperador da Áustria, em 1792. O canto deveria ser um estímulo para encorajar os soldados no combate de fronteira, na região do rio Reno.

A canção obteve sucesso imediato e em pouco tempo, por intermédio de viajantes, chegou à Provença, no sudeste da França. Um mês depois, a canção chegava a Paris com os soldados federados marselheses, que a cantaram durante todo o percurso. Desde então, passou a ser associada à cidade de Marselha. No dia 4 de agosto o jornal La Chronique de Paris evocou o canto dos marselheses, e seis dias depois ele seria entoado durante a famosa tomada do Palácio das Tulherias.

Em 20 de setembro de 1792, o exército revolucionário, comandado pelo general Dumouriez venceu a Batalha de Valmy travada contra a nobreza francesa e seus aliados austríacos e prussianos que tentavam derrubar o regime instaurado em 1789. Na ocasião, Servan de Gerbey, ministro da Guerra da França, escreveu a Dumouriez: "O hino conhecido pelo nome de La Marseillaise é o Te Deum da República".

Em 1795, foi instituída pela Convenção como hino nacional.

Posts Recentes
Arquivos
Procurar porf Tags
bottom of page