top of page

L'Excellente Baguette

A origem da baguete ninguém sabe ao certo, mas uma coisa é certa, ela simboliza a França assim como o vinho e o beret do titi parisien.

Conta a história que a baguete tem sua origem nos tempos de Napoleão. Já que antes do imperador, os pães eram redondos para manter a conservação. Esta forma havia sido inventada pelos padeiros de Napoleão a fim de que pudessem ser facilmente transportados pelos soldados num bolso da calça.

Outra teoria é que este estilo de pão teria nascido em Viena e importado pela França durante o século XIX. Uma suposta historia diz que a baguete teria nascido durante a construção do metrô, em Paris. Fulgence Bienvenue, engenheiro que supervisionava a construção, para fazer face às brigas entre os operários, solicitou a um padeiro a criação de um pão que pudesse ser cortado com a mão, ao inversos dos grandes pães redondos que necessitavam de uma faca para corta-los em fatias. A baguete teria evitando assim que os operários andassem armados de uma faca nas galerias subterrâneas. Dai viria também a regra de etiqueta de nunca cortar o pão com uma faca…

A versão mais moderna viria de uma lei que proibia o padeiro trabalhar antes das quatro horas da manhã. Com a essa legislação da década de 1920, seria necessário produzir um pão com menos tempo de cozimento que o tradicional de forma redonda.

Contudo, somente em 1993, a iguaria foi reconhecida pelo famoso ‘decreto-pão’ do primeiro-ministro Édouard Balladur, que tinha por objetivo dar um novo estímulo às padarias artesanais submetida então à concorrência desleal das grandes fábricas de pão.

Crocante e deliciosa, a baguete tradicional francesa também deve medir entre 55 a 65 cm e pesar entre 250 e 300 gramas.

Atualmente a baguete é responsável por 80% do pão vendido na França, e como qualquer boa comida, requer tempo e carinho para ser feita em alta qualidade. Sua forma alongada é por questões práticas, pois quanto mais fino o pão, menos tempo leva para crescer e assar. O pão é um alimento celebrado desde os tempos antigos, e sem dúvidas possui uma importância histórica muito grande em todos os sentidos.

Posts Recentes
Arquivos
Procurar porf Tags
bottom of page