Please reload

Posts Recentes

La Marseillaise hino nacional

08/07/2017

La Marseillaise hino nacional da França foi composto por Rouget de l'Isle, oficial do exército francês e músico autodidata, a pedido do prefeito de Estrasburgo dias depois da declaração de guerra ao imperador da Áustria, em 1792. O canto deveria ser um estímulo para encorajar os soldados no combate de fronteira, na região do rio Reno.

 

A canção obteve sucesso imediato e em pouco tempo, por intermédio de viajantes, chegou à Provença, no sudeste da França. Um mês depois, a canção chegava a Paris com os soldados federados marselheses, que a cantaram durante todo o percurso. Desde então, passou a ser associada à cidade de Marselha. No dia 4 de agosto o jornal La Chronique de Paris evocou o canto dos marselheses, e seis dias depois ele seria entoado durante a famosa tomada do Palácio das Tulherias.

 

Em 20 de setembro de 1792, o exército revolucionário, comandado pelo general Dumouriez venceu a Batalha de Valmy travada contra a nobreza francesa e seus aliados austríacos e prussianos que tentavam derrubar o regime instaurado em 1789. Na ocasião, Servan de Gerbey, ministro da Guerra da França, escreveu a Dumouriez: "O hino conhecido pelo nome de La Marseillaise é o Te Deum da República".

 

Em 1795, foi instituída pela Convenção como hino nacional.

 

 

Please reload

Please reload

Procurar porf Tags
Please reload

Arquivos

© 2023 por Coral Feminino. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Twitter Clean
  • w-facebook
  • w-youtube
  • w-flickr